Dieta Para Diabético Cardápio e Dicas Importantes

Saiba o que é uma Dieta Para Diabético, veja opção de cardápio e quais alimentos consumir com o objetivo de melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Além disso essa dieta serve pra quem tem pressão alta também.

Quer saber tudo sobre uma dieta para quem tem diabetes e como consumir os alimentos corretos ? nesse texto vamos falar tudo que você precisa saber.

 

Quem ler esse texto até o final terá acesso a um guia completo para aprender a controlar a diabetes sem remédio com um método natural e comprovado

O QUE É UMA DIETA PARA DIABÉTICO

Dieta Para Diabetico

Uma dieta para diabético simplesmente significa comer os alimentos mais saudáveis em proporções moderadas e aderir a refeições regulares.

Uma alimentação para diabetes é uma dieta saudável que é naturalmente enriquecida em nutrientes e com baixo teor de gordura e calorias.

Os seus elementos chave são frutas, vegetais e grãos integrais. Na realidade, uma dieta do diabetes é o melhor planejamento dietético da maioria das pessoas.

FUNÇÃO DA DIETA PARA DIABÉTICO

Em caso de diabetes ou pré-diabetes, o seu médico irá recomendar provavelmente um nutricionista para ajudá-lo a desenvolver um plano de dieta saudável.

Este plano de Dieta Para Diabético irá ajudar a controlar o seu nível de açúcar no sangue (glicose), controlar o seu peso, e controlar os fatores de risco de problemas cardíacos, tais como pressão arterial alta e lipídios do sangue elevados.

Se ingerir calorias e gorduras em excesso, o seu corpo vai reagir com um aumento indesejável dos teores de açúcar no sangue. Se os níveis de açúcar sanguíneos não se mantiverem sob controlo, isto pode levar a complicações graves.

Como por exemplo, níveis perigosamente elevados de açúcar no sangue (hiperglicemia) e problemas em longo prazo que possam levar a lesões nos nervos, coração e rins.

Ajude a manter os seus níveis de glicose no sangue dentro de uma faixa segura, optando por uma dieta saudável e seguindo melhores hábitos alimentares.

A redução de peso pode também facilitar o controle dos níveis de açúcar no sangue e proporcionar uma variedade de diversos benefícios à saúde.

Se você tem que perder peso, uma dieta para diabético é uma forma mais saudável e nutritiva de alcançar seu objetivo com segurança.

COMO FUNCIONA?

A dieta recomendada a diabético é feita com base em três refeições por dia, em horários determinados. Isto favorece o melhor uso da insulina que o seu corpo produz ou obtém de um determinado medicamento.

Um nutricionista licenciado pode te ajudar na preparação de uma dieta com base em seus objetivos de saúde, seus gostos e seu estilo de vida.

Ele pode também falar com você sobre o modo correto para melhorar seus hábitos de alimentação. Por exemplo, escolher o tamanho das porções que atendam às necessidades do seu corpo e de seu nível de atividade física.

QUAIS ALIMENTOS CONSUMIR?

O que comer na dieta para diabético

Assegure-se que sua dieta para diabético possui estes alimentos importantes que falaremos abaixo:

  • Carboidratos saudáveis: Na digestão, os açúcares (carboidratos simples) e amidos (carboidratos complexos) são repartidos em glicose no sangue. Se esforce para comer carboidratos mais saudáveis, ou seja, frutas, legumes, grãos integrais, vegetais, feijão, ervilhas, lentilha e também derivados lácteos com baixo teor de gordura.
  • Alimentos ricos em fibras: A fibra alimentar inclui todas as partes da alimentação de vegetais que o seu corpo não pode absorver ou digerir.  Os alimentos ricos em fibras englobam vegetais, frutas, nozes, legumes (feijão, ervilhas e lentilhas), farinha de trigo integral e farelo de trigo.
  • Peixes saudáveis: Alguns peixes são importantes em uma dieta para diabético. Por exemplo: Salmão, atum, sardinha e peixes oleosos são enriquecidos em omega 3 e ácidos graxos, que melhoram a saúde cardíaca ao reduzir as gorduras do sangue conhecidas como triglicerídeos.
  • Gorduras Boas: Alimentos com gorduras monoinsaturadas e polinsaturadas contribuem para baixar os níveis de colesterol. Alguns exemplos: abacates, amêndoas, nozes, azeitonas e óleos de canola, azeitona e amendoim. Mas é importante não exagerar, pois todas as gorduras são calóricas.

ALIMENTOS QUE NÃO DEVEMOS CONSUMIR

O diabetes agrava as chances de de doença cardíaca e AVC (acidente vascular cerebral). Pois acelera o desenvolvimento de artérias obstruídas e com endurecimento.

Os alimentos que listaremos abaixo devem ser evitados. Pois eles são totalmente o oposto de uma dieta para diabético e para qualquer pessoa em geral.

  • Gordura Saturadas: Produtos derivados de leite com alto teor de gorduras e proteínas como a carne bovina gorda, por exemplo: picanha, acém, costela, etc. Deve ser evitado ainda, cachorro quente, salsicha e bacon. Todos eles contém alto índice de gorduras saturadas.
  • Gordura Trans: Este tipo de gordura é encontrada em alimentos processados, como produtos de padaria, torradas, pão francês, margarina, etc. Evite ao máximo o consumo desses alimentos.
  • Colesterol: As principais fontes de colesterol estão nos produtos lácteos e algumas proteínas animais. Essas que tem alto teor de gordura Veja o exemplo: gemas de ovos, fígado e outros tipos de carnes de órgãos. Importante que não seja consumido mais de 200 (mg) de colesterol ao dia.
  • Sódio: Tente consumir de toda forma menos de 2.300 (mg) por dia. No caso de ter hipertensão, deve procurar ingerir menos de 1.500 (mg) de sódio ao dia. O sódio deve ser consumido com cuidado em uma dieta para diabético.

COMO FAZER A DIETA?

Existem diversas formas de criar uma dieta para diabético que vai ajudá-lo a manter seu nível de glicose no sangue dentro de uma faixa normal. Com o auxilio de um nutricionista, você encontrará soluções que vão funcionar e podem ser adaptadas ao seu dia a dia.

Na verdade podemos listar alguns passos simples para o planeamento e montagem de seus pratos. Abaixo vamos mostrar dicas simples de fazer isso. Ao iniciar a preparação do seu prato, coloque a metade com vegetais, pode ser: tomate, brócolis, quinoa e cenoura.

Em seguida adicione um quarto com alguma proteína, veja exemplos: atum, peito de frango ou patinho por exemplo. Para finalizar coloque um grão inteiro ou carboidrato integral. Para acompanhar adicione uma porção de fruta ou leite e um copo de água, chá ou café (sem açúcar).

CONTANDO OS CARBOIDRATOS

São os carboidratos promovem a liberação da glicose no sangue é preciso que seu consumo seja controlado.

Coma aproximadamente a mesma quantidade de hidratos de carbono, trigo, cevada, arroz pães integrais, em intervalos regulares. Ainda mais se se estiver tomando medicamentos para controlar diabetes ou a insulina.

Sempre recomendamos a consulta a um nutricionista. Pois, ele pode ensinar a medir porções de alimentos de forma correta e com isso obter melhores resultados e melhorar sua saúde.

Caso esteja tomando insulina, esse profissional pode te ensinar como contar a quantidade de carboidratos em cada uma de suas refeições. E assim fazer ajustar a sua dose de insulina de acordo com a necessidade diária.

O sistema de lista de troca. Um nutricionista poderá recomendar usar listas de substituição de alimentos com isso te ajudar no planejamento da dieta para diabético.

As listas de substituição de alimentos normalmente são organizadas por categorias. São elas: carboidratos, gorduras e proteínas.

O objetivo disso é atingir a meta dos seus macronutrientes diários. Isso pode ser feito de diversas formas com a mesma quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras e calorias.

Desta forma, tendo o mesmo efeito na sua glicemia. Como uma porção de algum outro alimento da mesma categoria.

Sendo assim, você pode escolher comer por exemplo metade de uma espiga de milho ou 1/3 de xícara de massa cozida para uma opção de amido.

Algumas pessoas que têm diabetes usam o índice glicêmico para escolher alimentos, principalmente carboidratos. Desta forma, é possível classificar os alimentos que contêm hidratos de carbono conforme o seu efeito nos teores de glicose no sangue.

CARDÁPIO DE DIETA PARA DIABÉTICO

Ao planejar suas refeições de uma dieta para diabético, considere seu peso e nível de atividade. O cardápio abaixo é elaborado para quem precisa de 1.300 a 1.700 calorias diária.

E estamos levando em consideração apenas quatro refeições diárias, isso vária de acordo com cada pessoa.

  • Café da manhã. Pão de trigo integral (1 fatia média) com 2 colheres de chá de gelatina, 1/2 xícara de chá de cereal de trigo ralado com 1% de leite magro, 1 pedaço de fruta, café.
  • Almoço. Queijo e alguma fibra vegetal, maçã média com 2 colheres de sopa de manteiga de amêndoa e água.
  • Jantar. Salmão, 1 1/2 colher de chá de óleo vegetal, batatas pequenas assadas, 1/2 xícara de cenoura, salada (1 1/2 xícara de espinafre, 1/2 tomate, 1/4 xícara de pimenta, 2 colheres de chá de azeite, 1 1/2 colher de chá de vinagre de vinho tinto), chá gelado sem açúcar.
  • Aperitivo. 2 1/2 xícaras de pipoca ou uma laranja com 1/2 xícara de gordura baixa 1 por cento de queijo cottage.

Uma dieta para diabético também oferece outros benefícios além do controle da doença. Pois, esse tipo de dieta é extremamente saudável e contém quantidades significativas de alimentos importantes Como por exemplo: vegetais, fibras, frutas, legumes, carboidratos complexos e vegetais.

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Falamos em diversos momentos nesse texto sobre a importância de um nutricionista no acompanhamento e elaboração de sua dieta. Mas, sabemos que isso pode custar caro e ficar complicado não é mesmo?

Sabendo disso, pesquisamos e encontramos uma dieta para diabético completa que te ensina tudo que deve ser feito, passo a passo.

Assim você poderá aprender como calcular os alimentos que deve consumir, quais os melhores horários e tudo para ter uma vida mais saudável.

Nós aqui do Dietas Dicas fazemos essa indicação com o intuito de ajudar os leitores a ter uma vida melhor com informações de qualidade e que funcionam.

Além disso, neste guia você aprenderá como controlar sua diabetes em apenas 3 semanas, e o melhor, sem usar medicamentos. Tudo de forma totalmente natural e comprovada.

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